Navegação é um componente-chave de um site, diretamente relacionado com seu sucesso. Também conhecido como uma "barra de botões", a navegação web é o caminho ás diferentes seções de conteúdo, e existem algumas regras gerais que devemos ter ciência para criar um bom menu.
1. A navegação deverá ser fácil de encontrar (muito fácil)
Usuários web são impacientes e não vão ficar esperando muito tempo no site se eles não conseguem se encontrar lá dentro. A navegação deve ser o elemento predominante do seu design. Como na maioria dos casos ele vai ocupar menos espaço que outros elementos, ele deve chamar atenção o suficiente para que ele não fique perdido em meio ao mar de conteúdo. A posição mais comum é horizontalmente no topo da página, assim usuários não precisam rolar para baixo afim de navegar pelo resto do site.
2. Mantenha-o consistente.
A navegação do site deve aparecer no exato mesmo lugar em todas as páginas do site. Deve também manter o mesmo estilo, tipo e cores. Isso vai permitir aos usuários sentirem-se confortáveis ao navegar pelo site. Se o menu for pular do topo para a esquerda, desaparecer ou mudar de cores de página em página, usuários frustrados têm grandes chances de irem visitar outro site.
3. Use nomes óbvios para as páginas internas.
As páginas internas do site, especialmente o que está escrito no menu de navegação, devem claramente remeter ao conteúdo dela. Nomes obscuros e generalizados como "recursos" e "ferramentas" devem ser evitadas quando possível, e só fazem o usuário acessar múltiplas páginas até encontrar o que procura. Procure utilizar nomes óbvios e diretos como "notícias" e "podcasts" para evitar confusões.
4. Menos é mais
Muitos botões de menu podem levar o usuário a diversas páginas internas, mas também podem fazer um usuário achar que possui opções demais. Uma longa lista de opções impedem ao usuário que chegue nas seções mais importantes do seu site. Neste caso, considere menus drop-down que dividam as páginas por categoria.
5. Lembre ao usuário aonde ele está
Quando um usuário acessa uma página interna, é sempre uma boa idéia de lembrá-lo aonde ele está. Use um método consistente para demarcar bem a página no menu de navegação, como uma troca de cor ou aparência. Se a página possuir mais de uma página por seção, procure manter o botão de navegação clicável para que o usuário possa voltar a página principal daquela área.
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Cinco Regras De Uma Navegação Web Efetiva
Postado por Leandru às 08:20
Marcadores: Dicas, Dicas - Webdesign, Teoria do design
























