Ctrl+C na Gringa:

Ctrl+C na Gringa

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

W3C - porque é importante ter padrões web

Muita gente aí fora é anarquista ou é completamente contra qualquer forma de regra ou lei. Mas a web precisa de regras, ao menos na parte técnica. Muita gente questiona a W3C (World Wide Web Consortium), dizendo que é uma entidade que quer manter controle sobre tudo e proibir novas línguas e formatos web surgirem. Ok, vamos discutir isto um pouco.

Qual é a importância de se ter padrões na programação web? Oras, se não tivéssemos, a Microsoft estaria fazendo seu Internet Explorer de um jeito, a Mozilla estaria fazendo seu Firefox de outro jeito e a Apple com seu Safari lendo as páginas de um terceiro jeito. Estaríamos presos em ‘96. Um site que abrisse bem no Internet Explorer não iria ficar legal (ou iria ficar completamente destorcido) no Firefox, e assim por diante. Os padrões web ajudam a fazer com que cada navegador possa enxergar os sites do mesmo jeito.

“Mas Canha, e quanto ás linguagens processadas pelo servidor (server-side)? Os navegadores recebem o site em puro HTML, então por que a W3C precisa controlar isto também?”. Oras, mais uma vez: se você têm padrões com os quais trabalhar, os servidores poderão facilmente implementar eles em suas máquinas, sem ter que se dar ao trabalho de implementar softwares que não serão utilizados, ocupando espaço a toa.

“E por que que logo essa organização (a W3C) precisa controlar tudo?”. Por que eles foram os primeiros a surgir. Contando com mais de 500 profissionais pelo mundo todo a W3C têm como objetivo “liderar a World Wide Web em direção ao seu potencial completo, desenvolvendo protocolos comuns afm de promover sua evolução e certificar sua interoperabilidade”. Interoperabilidade é a palavra-chave aqui.

“Mas a W3C não é uma empresa americana que quer dominar o mundo?”. Ah, calaboca! Ela é uma entidade mundial, fundada por Tim Berners-Lee entre outros. Caso você não saiba, Berners-Lee é o pai da web. Ele inventou a WWW em 1989 quando trabalhava no CERN (Organização Européia de Pesquisa Nuclear). E antes que você pergunte, não, os americanos não inventaram a web: eles inventaram a internet que é o meio no qual a web está inserida.

Buscar

Google